APLICAÇÃO DE JOGOS ALTERNATIVOS NA SALA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Publicado: janeiro 15, 2011 em ARTIGOS DE XADREZ


Santana, Cleiton Marino 1; Couto, Lucia Maciel 1; , André Luis Vieira 1; Caroni, Mirian2;Silva, Jeverson Leandro da 2; Vivian Roberta dos santos 2; Oliveira, Franscisco Alexandre 2; Silva, Elizabeth Gerete da 2; Rosa Silva, Jeeziele Ferreira 2.

1 Professores de Educação Física da rede Municipal de São José do Rio Claro – MT

2 Professores da rede Estadual de São José do Rio Claro – MT

 

Introdução: Diante da idéia que educação física somente é atividade corporal, temos os jogos educativos como alternativa as atividades em sala de aula, pois o desenvolvimento humano também preconiza os conceitos intelectuais. Essa inserção nas aulas de educação física visa quebrar o paradigma de aplicar os jogos somente quando chove, e amenizar o tradicionalismo decorrente da educação física Militarista.

Objetivo: Identificar através da literatura a importância dos jogos em sala de aula e verificar seus valores educativos.

Metodologia: Este trabalho caracteriza como estudo com revisão bibliográfica, que visa identificar através das bibliografias os jogos educativos e seus benefícios aos alunos.

Desenvolvimento: A educação física está marginalizada como atividade física corporal, e “pouco” se fala dos jogos educativos que podem ser inseridos na aula de educação física, como xadrez, dama, tangran e trilha.  Esses jogos podem trazer benefícios de raciocínio lógico que ajudarão no seu desenvolvimento pessoal. Piaget (1972) destaca que a influência dos jogos e brincadeiras na articulação dos mecanismos mentais da criança é importante, pois jogos não somente expressam o desenvolvimento cognitivo, mas atuam como agentes de transformação, mudança e incorporação de conceitos da linguagem e da socialização. O jogo de xadrez é um grande coadjuvante escolar, pois apartir da prática, o jogador consegue desenvolver várias habilidades, como: “pensamento lógico, poder de atenção e concentração, imaginação, criatividade, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, vontade de vencer, paciência, auto controle (PARTOS apud FERRACINI, 1998, p. 37). A dama por sua vez, estimula as capacidades do desenvolvimento cognitivo, a saber: raciocinar na busca dos meios aptos a atingir um fim, organizar vários elementos para uma finalidade, identificar e avaliar situações futuras próximas, prever possíveis conseqüências de atos próprios e alheios e exercitarem a tomada de decisão frente a um fato concreto (SARCEDO, 1998). O tangran segundo Souza (2009) desenvolve o raciocínio lógico e geométrico (habilidades de visualização, percepção espacial e análise das figuras); e praticar as relações espaciais e as estratégias de resolução de problemas. A trilha desenvolve no aluno a capacidade de procurar soluções e alternativas, estimulando a atenção e concentração, raciocínio, antecipação e planejamento (RAMOS, 2009). Essas atividades podem ser resgatadas e desenvolvidas não apenas quando não se tem a quadra disponível. Em algumas regiões do Brasil quando a umidade do ar está muito baixa, não é recomendada a prática de atividade física, assim, se essas atividades educativas forem trabalhadas paralelamente ao conteúdo, os alunos não terão resistência em desenvolver essas atividades intelectuais durante as aulas.

Considerações finais: Conclui-se que os jogos também podem ser uma alternativa nas aulas de educação física, pois é uma ferramenta válida, que descreve características importantes para a formação do indivíduo, pois o indivíduo não é somente o corpo, mas corpo e mente.

Referências bibliográficas:

 

FERRACINI, L.G. Xadrez no Currículo Escolar – Ensinando xadrez para crianças a partir dos 3 anos de idade. Paraná: Editora Midiograf, 1998. 118 p.

 

PIAGET, J. (1972) Problemas de Psicologia Genética. In: Os Pensadores, Abril Cultural, São Paulo, SP. 1978.

 

RAMOS, D. Utilização dos jogos na aprendizagem. Disponível em: (http://www.deborahramos.com/Artigos/Utiliza%E7%E3o_de_jogos_na_aprendizagem.pdf). Acessado em 18 de maio de 2010.

 

SARCEDO, L. M. L. Lélio 3 – Manobras Radicais no Jogo de Damas. São Paulo: Edição independente, 1998.

 

SOUZA, E.R, A matemática das sete peças do tangram. Disponível em: (http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/a-configuracao-geometrica-tangram.htm). Acessado em 18 de maio de 2010.

 

 

 

About these ads
comentários
  1. Damaris Martins disse:

    Muito bom! Estou fazendo uma pesquisa para defender alguns jovens do meu colégio(e eu mesma)… Estamos diante de um grande problema. Não há diálogo com o professor de educação física, muitos jovens não vão a aula, por falta de esportes alternativos na educação física. Se vamos a aula e não praticamos nada (por não haver alternativas), não ganhamos presença e somos levados a coordenação.
    Então, reunidos, decidimos lutar por atividades alternativas no colégio.

    • Ola
      Realmente isso é uma grande dilema nas escolas, mas veja, existe várias atividades nova que pode ser trabalhadas, tem que observar se a escola disponibiliza esses materiais para o professor, não tem como fazer outras atividades se o professor não tem acesso. Por isso é muito importante o diálogo. Existem várias atividades legais que estou inserido nas minhas aulas que são de fácil acesso e não tem um custo alto, com o Badminton, ja ouviu falar? Veja as raquetes e as petecas são baratas, em torno de 40 reais você compra duas e 3 petecas para jogar, é um atividade muito legal e muito dinâmica.
      Sem falar do jogos, como o xadrez que é muito legal.
      Abraços
      Qualquer coisa, conversamos mais. Cleitonxadrez@gmail.com
      Até mais

    • Legal, mande um email para mim , cleitonxadrez@gmail.com que discutimos!
      aBraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s